Como reconhecer a sinusite em crianças
A sinusite em crianças é um distúrbio comum na infância e consiste na inflamação ou infeção da mucosa nasal que reveste os seios paranasais. Estas...
O Natal está a chegar! E embora seja uma data linda onde partilhamos momentos especiais com a família, também é sinónimo de comida em excesso, doces, chocolate, bolos e um estilo de vida mais sedentário. Por isso, é importante não nos esquecermos de cuidar da alimentação dos pequenos para evitar o abuso de alimentos prejudiciais à saúde. Analise estes conselhos para desfrutar de um Natal saudável!
Nas festas de Natal reunimo-nos com as nossas famílias e pecamos ao comer demais, abusando nos doces e em alimentos ultraprocessados. As consequências desta alimentação desequilibrada costumam ser indigestão, inchaço abdominal, diarreia, vómitos e outros sintomas digestivos que podem estragar as celebrações. Além disso, estes excessos podem ser prejudiciais para a saúde dos nossos filhos.
É fundamental cuidarmos dos nossos hábitos para que os nossos filhos sigam o nosso exemplo. Se comermos demais e exigirmos que não comam muitos doces, eles também vão querer comê-los. Portanto, é importante que, mesmo que ceda a algum capricho em datas especiais, seja mantida uma alimentação saudável e equilibrada nos restantes dias.
O açúcar é o principal inimigo da saúde infantil, pois consumi-lo em excesso pode causar doenças como obesidade, cáries dentárias, distúrbios digestivos e outros efeitos adversos. Para isso, podemos optar por alternativas mais saudáveis, como doces preparados em casa com ingredientes naturais, e assim controlar as quantidades de açúcar nas nossas receitas.
Como já comentámos, no caso dos doces podemos optar por doces caseiros como queques, biscoitos ou torrões, nos quais podemos controlar as quantidades de gordura e açúcar de cada alimento ou substituí-los por adoçantes como mel ou frutas como banana. No caso das entradas, podemos optar por enchidos mais saudáveis e com menor teor de gordura, como peru, lombo ou presunto ibérico, combinados com legumes ou queijos magros.
Quanto aos pratos principais, uma opção saudável seria o peixe branco, como linguado, pescada ou robalo, e quanto às carnes, é preferível optar pelas magras, como frango, peru e alguns cortes de carne de vaca como o lombo.
Nos almoços e jantares de Natal costuma haver um grande número de pratos, de modo que devemos controlar as quantidades e respeitar a ingestão dos nossos filhos. Não há necessidade de encher o prato das crianças até à borda ou forçá-las a comer mais se já estiverem cheias. Assim evitaremos qualquer tipo de indigestão. Além disso, é importante que estas sigam bons hábitos na hora de comer, já que normalmente a correria para brincar faz com que elas tenham vontade de terminar o prato rapidamente. Para isso, devemos insistir para que comam devagar e mastiguem os alimentos corretamente, respeitando o horário da refeição.
É importante manter os nossos filhos bem hidratados ao longo do dia. A sua principal fonte de hidratação deve ser a água e devemos evitar qualquer tipo de bebida açucarada ou gaseificada, pois não trazem qualquer benefício para a alimentação da criança. No caso dos sumos embalados, também não são uma boa opção, pois possuem grande quantidade de açúcar e conservantes prejudiciais à saúde, por isso podemos optar pelos sumos naturais feitos em casa.
Uma boa forma de verificar se bebem a quantidade adequada de água é oferecê-la ao longo do dia. Podemos levar uma garrafa de água connosco para que, quando eles estiverem a brincar, seja mais fácil beberem água.
Os adultos devem dar o exemplo e consumir água como bebida principal às refeições, para que entendam que é importante manterem-se hidratados.
Da mesma forma que devemos cuidar da alimentação das crianças no Natal, também devemos evitar o sedentarismo e aumentar a atividade física. Para fazer isso, como já mencionámos, as crianças imitam os hábitos dos adultos e nada melhor do que fazer planos em família que incluam desportos e passar férias divertidas juntos.
No inverno, é difícil sair mais de casa e principalmente praticar desporto, mas também podemos desfrutar em família de desportos característicos da época natalícia e divertir-nos muito, como aprender a esquiar, descobrir novos lugares cobertos de neve ou, se preferir não viajar para as montanhas, outro plano muito divertido e que não pode faltar nessas datas é a patinagem no gelo, que costuma instalar-se em quase todas as cidades durante o Natal.
A sinusite em crianças é um distúrbio comum na infância e consiste na inflamação ou infeção da mucosa nasal que reveste os seios paranasais. Estas...
O primeiro ano de creche é uma etapa muito positiva para o desenvolvimento das crianças, mas também pode trazer um aumento da exposição a doenças...
O ressonar é um fenómeno que pode preocupar muitos pais, afetando aproximadamente 10% das crianças. Embora ocasionalmente possa ser inofensivo, como...
© 2024 Nasalkid® NAS-5/2023-8
Setiembre - 2023
Nasalkid® cumple con la normativa vigente de productos sanitarios